quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Solstício e equinócio

À G:.D:.G:.A:.D:.U:.
 
Solstícios correspondem às épocas do ano em que os hemisférios norte e sul do planeta Terra estão desigualmente iluminados pelo sol. O hemisfério mais iluminado tem duração do dia maior e noite menor, ocorrendo o inverso no outro hemisfério. Isto ocorre devido à inclinação do eixo de rotação terrestre em relação ao plano formado pela órbita da Terra ao redor do sol e é responsável pelas estações verão e inverno.
Equinócios ocorrem quando os dois hemisférios terrestres são igualmente atingidos pela luz solar. A duração do dia é a mesma da duração da noite. Os equinócios dão início às estaçoes de primavera e outono.
Veja a tabela resumo abaixo:
Data    Fenômeno        Estação que se inicia no hemisfério           
                sul     norte 
22 de dezembro  solstício       Verão   Inverno
21 de março     equinócio       Outono  Primavera     
21 de junho     solstício       Inverno Verão 
23 de setembro  equinócio       Primavera       Outono

O eixo de rotação da terra (movimento da terra em torno dela mesma) possui uma posição fixa que está ligeiramente inclinada em 23,5 º em relação ao eixo de translação da terra (movimento da terra em torno do sol).
Isto faz com que em determinada época do ano, a luz solar incida com maior intensidade sobre o hemisfério norte e, na outra parte do ano, incida com maior intensidade sobre o hemisfério sul, caracterizando o chamado solstício. Da mesma forma, ocorre que em determinada época, a luz solar incide de maneira igual sobre os dois hemisférios, caracterizando o equinócio.
Desta forma, diz-se que é solstício de verão no hemisfério sul quando a luz solar incide com maior intensidade sobre este hemisfério e, ao mesmo tempo, que é solstício de inverno no hemisfério norte, por causa da menor incidência de luz solar neste hemisfério.
Desta forma, podemos dizer que o equinócio é um estágio intermediário entre o solstício de verão e o de inverno em determinado hemisfério. Ou seja, o equinócio ocorre quando a incidência maior de luz solar se dá exatamente sobre a linha do Equador.
Então, diz-se que é equinócio de outono para o hemisfério que está indo do verão para o inverno e equinócio de primavera para o hemisfério que está indo do inverno para o verão.
O solstício e o equinócio ocorrem duas vezes por ano, nos dias 22 de dezembro e 22 de junho, no caso do solstício, e nos dias 23 de setembro e 21 de março para o equinócio.
O momento exato de um solstício é aquele em que o sol, visto da terra, encontra-se o mais distante possível do “equador celeste” (linha imaginária que marca o céu ao meio como o equador com a terra), ou seja, quando ele se encontra a 23,5º para o norte ou para o sul dessa linha. Já o momento exato do equinócio é quando o sol passa exatamente sobre o equador celeste
Podemos dizer, também, que quando é solstício de verão no hemisfério sul, o sol estará “a pino” sobre o Trópico de Capricórnio, pois este se encontra exatamente a 23,5º da Linha do Equador e, portanto, receberá incidência direta da luz solar. Ou o contrário, quando for solstício de verão no hemisfério norte, o sol estará “a pino” sobre o Trópico de Câncer. No equinócio, o sol estará “a pino” sempre sobre as regiões localizadas próximas a linha do equador.
Da mesma forma, podemos dizer que, nas regiões polares, o Círculo Polar Ártico delimita a região que não receberá sol durante o solstício de inverno no hemisfério norte. Da mesma forma que o Círculo Polar Antártico, delimita a região que não receberá sol durante o solstício de inverno no hemisfério sul.
Relação do Cristianismo com os Solstícios e Equinócios
Atualmente pouquíssimas pessoas guardam algum conceito do significado espiritual das festas eclesiásticas comumente reçacionadas aos eventos de troca de estações, bem como festas profanas como a festa das plantações e das colheitas que são feitas obrdecendo a troca das estações nos solstícios .
 Ainda que a Igreja Católica Romana  observe tais solenidades festivas, como o nascimento de Cristo , a Páscoa e outras solenidades, seu significado interno tem se perdido amplamente. Tais festas religiosas estão intimamente relacionadas com o ciclo do Cristo Cósmico através do ano tendo como pontos cardeais os Solstícios de Verão e Inverno e os Equinócios de Primavera e Outono, pela influência da Igreja  as datas dos solstícios são 21 de junho e 21 de dezembro, muito próximas das datas comemorativas de São João Batista 24 de junho  e de São João Evangelista  27 de dezembro elas acabaram por se confundir com estas e portanto servindo de comemoração para vários eventos dentro das sociedades, um grande exemplo disso foi a inauguração da primeira Obediência Maçônica do mundo, foi fundada em 1717, no dia de São João Batista que acabou sendo um grande ícone para essa instituição.

Trabalho de A:.M:.      Flávio Minghini   03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário