quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Liberdade , Igualdade e Fraternidade

A  G:. D:. G:. A:. D:. U:.


Liberdade igualdade e Fraternidade
Após as revoluções Francesa e Americana, Liberdade, igualdade e fraternidade são os três princípios que melhor sintetizam as aspirações do mundo moderno, para alguns, foi a forma Leiga encontrada para substituir a trindade católica do Pai, do Filho e do Espírito Santo, desde que a sociedade ocidental, para caminhar com pernas do próprio livre-arbítrio, se libertou do jugo de um pretenso Deus exigente e que concedia parcela de seu poder aos soberanos do reino. Essa trindade foi substâncial na construção dos direitos humanos segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes no século XVI/XVII, os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a idéia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano, De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional Isto é, ela qualifica e constitui a condição s comportamentos humanos voluntários.
Não se trata de um conceito abstrato. É necessário observar que filósofos como Sartre e Schopenhauer buscam, em seus escritos, atribuir esta qualidade ao ser humano livre. Não se trata de uma separação entre a liberdade e o homem, mas sim de uma sinergia entre ambos para a auto-afirmação do Ego e sua existência. E na equação entre Liberdade e Vontade, observa-se que o querer ser livre torna-se a força-motriz e o instrumento para a liberação do homem.
Nada mais simples e verdadeiro como o verso de Cecília Meireles a respeito da liberdade, é assim que consigo abreviar tão valoroso sentimento...

" Liberdade, essa palavra
Que o sonho humano alimenta
Que não há ninguém que explique
E ninguém que não entenda"    

Cecília Meireles

Igualdade,a igualdade é um valor que só pode ser estabelecido mediante a comparação entre duas ou mais ordens de grandeza, e assim, estará sempre relacionada a uma comparação entre situações e/ou pessoas, pois quando perguntamos se existe igualdade estamos sempre diante da indagação de qual igualdade, entre o que e/ou quem. A igualdade é, portanto, uma relação entre dois termos.
É importante lembrar que a igualdade, no campo do reconhecimento da individualidade de cada ser humano, está ligada à afirmação do princípio da não-discriminação, ou seja, reconhece-se que todos são iguais perante a lei, e, portanto, não pode haver discriminações que excluam determinadas pessoas ou grupos do exercício de determinado direito por terem realizado determinadas escolhas de modo de vida, como a opção religiosa, ou possuírem determinadas características .

Fraternidade, consiste no estabelecimento do laço de irmãos entre pessoas que não o são do ponto de vista físico. Pautadas por ela, uns homens estendem seus braços aos outros, doando um pouco de sua liberdade ou de sua igualdade, pois compreendem a necessidade do próximo e se realizam, por meio do princípio fraternal, ao disporem livre e conscientemente do que já possuem em favor dele...
Em conjunto e gozando de equilíbrio, esses três princípios, asseguram a dignidade humana e fundamentam o desenvolvimento moral das criaturas, conduzindo os homens a exercitarem o amor a compreenção e o auxílio mútuo, levando-os a elevação, um degrau acima na escada do conhecimento, edificando o seu caráter e seu aperfeiçoamento pessoal...
" Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."  (Declaração Universal dos direitos humanos)

Trabalho de A:.M:.               Flávio Minghini 09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário