quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Os landmarks (Os Marcos de terra)

A  G:. D:. G:. A:. D:. U:.
Trabalho de A:.M:.
  
Uma vez os maçons como sociedade secreta desenvolveram a sua simbologia com base na profissão de  pedreiros e tudo que se entende a esse respeito inicia na demarcação da terra(Landmarks)onde os pedreiros iniciarão a sua construção e portanto Landmark é um conceito simbólico de leis que norteiam a intituição desde 1720.
Existem muitas polemicas a respeito dos Landmarks , bem como o seu numero e conforme a potencia esse numero pode váriar , mas apenas vamos nos ater a uma síntese unicamente com o critério de pesquisa para a iniciação ao assunto.
Os landmarks da Maçonaria são considerados pela maioria dos autores maçônicos as mais antigas leis que a regem. Dentre outras coisas, prevêem a obrigatoriedade de uma crença em um ser superior (O Grande Arquiteto do Universo), o respeito entre seus membros, a ajuda mútua em casos de necessidade, entre outros. O último landmark diz que nenhum dos anteriores deve ser mudado. NOLUMUS LEGES MUTARI
Há inúmeras discussões entre grupos de maçons e, segundo alguns, os landmarks devem sofrer modificações, adequando-se à nossa época. Uma das alterações propostas seria a admissão de mulheres na Ordem Maçônica. Entretanto, de acordo com os defensores da sua imutabilidade, estas seriam cláusulas pétreas, sendo considerados os limites da maçonaria e, portanto, não poderiam ser passíveis de modificações. Ainda na opinião desses teóricos, alterá-los significaria romper a sintonia maçônica mundial.um
a fraternidade iniciática que
Na essência os Landmarks dizem:
            1. A Maçonaria é uma fraternidade iniciática que tem por
             fundamento tradicional a fé em Deus, O Grande Arquiteto do Universo.

            2. A Maçonaria refere-se aos "Antigos Deveres" e aos            "Landmarks" da Fraternidade, especialmente quanto ao absoluto             respeito das tradições específicas da Ordem , essenciais à             regularidade da Jurisdição.

             3. A Maçonaria é uma ordem, à qual não podem pertencer senão
             homens livres e de bons costumes , que se comprometem a pôr
             em prática um ideal de paz.

             4. A Maçonaria visa ainda, o aperfeiçoamento moral dos seus
             membros, bem como, de toda a humanidade.

             5. A Maçonaria impõe a todos os seus membros a prática exata
             e escrupulosa dos ritos e do simbolismo, meios de acesso ao             conhecimento pelas vias espirituais e iniciáticas que lhe são  próprias.
             6. A Maçonaria impõe a todos os seus membros o respeito das             opiniões e crenças de cada um. Ela proíbe-lhes no seu seio toda             a discussão ou controvérsia, política ou religiosa. Ela é ainda             um centro permanente de união fraterna , onde reinam a tolerante             e frutuosa harmonia entre os homens, que sem ela seriam             estranhos uns aos outros.
             7. Os Maçons tomam as suas obrigações sobre um volume da             Lei Sagrada, a fim de dar ao juramento prestado por eles, o             caráter solene e sagrado indispensável à sua perenidade.
             8. Os Maçons juntam-se, fora do mundo profano, nas Lojas             onde estão sempre expostas as três grandes luzes da Ordem:             um volume da Lei Sagrada, um esquadro, e um compasso,             para aí trabalhar segundo o rito, com zelo e assiduidade e             conforme os princípios e regras prescritas pela Constituição             e os Regulamentos Gerais de Obediência.
             9. Os Maçons só devem admitir nas suas lojas homens maiores             de idade, de ilibada reputação, gente de honra, leais e             discretos, dignos em todos os níveis de serem bons irmãos,             e aptos a reconhecer os limites do domínio do homem e o              infinito poder do Eterno.
             10. Os Maçons cultivam nas suas Lojas o amor da Pátria, a              submissão às leis e o respeito pelas autoridades constituídas.              Consideram o trabalho como o dever primordial do ser humano              e honram-no sob todas as formas.
               11. Os Maçons contribuem pelo exemplo ativo do seu               comportamento são, viril e digno, para irradiar da Ordem               no respeito do segredo maçônico.
               12. Os Maçons devem-se mutuamente, ajuda e proteção               fraternal, mesmo no fim da sua vida. Praticam a arte de               conservar em todas as circunstâncias a calma e o equilíbrio,               indispensáveis a um perfeito controle de si próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário