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Sigílo e Silêncio
A Maçonaria chegou até nossos dias, sem dúvida nenhuma, graças ao seu caráter secreto. Amparada pelo Sigílo atravessou as mais profundas crises internas e externas e sofreu as mais aguerridas perseguições de seus inimigos e sempre emergiu mais forte. Sobreviveu á ignorância, ao obscurantismo, á desmoralização, graças à fibra dos Irmãos que nos precederam e que levaram às últimas conseqüências o juramento maior de manter o Sigílo guardando os segredos da irmandade desde a sua iniciação. A Maçonaria permanece viva e com os seus atributos de fraternidade preservados porque o lema do Sigilo foi sempre entendido e perpetuado.
Desde a iniciação aprendemos no templo Maçônico, que o silêncio tem um rico significado, que incita o iniciado a se questionar sobre os mistérios do seu íntimo, buscar dentro de si mesmo as verdades absolutas, com as quais trabalhará de hora em diante. Ficamos sabendo que o Significado simbólico do desbastar a pedra bruta significa lapidar nosso interior, buscando diminuir rudezas e asperezas para que, polidos, sejamos virtuosos e justos. A necessidade da exaltação do silêncio, na Maçonaria, remete aos mais antigos conhecimentos da humanidade, sendo utilizado por várias religiões, congregações filosóficas e outras entidades afins.
Desde as primeiras civilizações, notadamente as que tinham sociedades iniciáticas, o silêncio e o Sigílo são importantes elementos culturais, impostos para salvaguardar seus segredos.
Dizem as regras monásticas que o silêncio é uma grande cerimônia, pois Deus chega na alma que nela faz reinar o silêncio! Os mistérios na Maçonaria devem ser velados em silêncio, pois em relação ao mundo profano nossos segredos existem com o objetivo de não serem poluídos pelos que não se encontram preparados para entender nossos mistérios, nada mais perigoso do que a verdade mal compreendida.
Somente o homem capaz de guardar o silêncio será disciplinado em todos os outros aspectos de seu ser, e assim poderá se entregar à meditação. Enfim, o silêncio é a virtude maçônica que desenvolve a discrição, corrige os defeitos, permite usar a prudência e a tolerância em relação aos defeitos e faltas dos seus semelhantes.
Trabalho de A:.M:. Flávio Minghini 11/2010
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